Senado analisa Marco Legal das garantias de empréstimos

A Câmara aprovou e seguiu para análise do Senado o projeto que institui o Marco Legal das Garantias de Empréstimos (PL 4188|21)...

A Câmara aprovou e seguiu para análise do Senado o projeto que institui o Marco Legal das Garantias de Empréstimos (PL 4188/21). A proposta reformula as normas que regulamentam as transações de tomada de empréstimos em instituições financeiras e os bens dados como garantia em caso da não quitação da dívida. O objetivo é diminuir os riscos dos credores, contribuindo para baratear o custo do crédito no Brasil.

Isso possibilitará o acesso de empresas de pequeno porte e famílias ao crédito para investimentos, além da possibilidade de trazer vantagens para as instituições financeiras, com a baixa dos custos relacionados à gestão da garantia, o que permite a mais instituições participarem ativamente do mercado, como fintechs, bancos médios e cooperativas de crédito.

Desta forma, as cooperativas aumentam a capilaridade da rede de atendimento do sistema financeiro e facilitam a inclusão financeira. Já que atuam muito voltada para determinadas regiões geográficas, reforçando assim a disponibilidade de serviços financeiros em locais em que entidades tradicionais podem não estar presentes.