Fraudes Bancárias: como se proteger

Fazer compras, transações bancárias e outras operações financeiras ficou mais prático e rápido com as plataformas on-line. Entretanto, a inovação da era digital trouxe consigo uma onda de fraudes na internet.

Fraudes bancárias são crimes que acontecem com grande frequência e podem ocorrer de várias formas como: roubo de identidade, clonagem de cartões, phishing (e-mails falsos), skimming (dispositivos para clonar cartões), fraude de transferência eletrônica, entre outros.

Algumas dicas para evitar os golpes:

✔ Nunca clique em links suspeitos, seja por e-mail ou SMS.

✔ No WhatsApp habilite a opção “Verificação em duas etapas”: Configurações >Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas.

✔ Desconfie se receber mensagens com pedidos financeiros de familiares ou amigos, confirme por telefone com a pessoa.

✔ Pesquise cuidadosamente se o site em que está realizando uma operação é confiável.

✔ Instale um antivírus no seu dispositivo.

✔ Nunca forneça dados, senhas, números de cartões por telefone e nunca entregue seu cartão a ninguém.

✔ Desconfie da ajuda de estanhos.

✔ Confira dados do boleto que está pagando.

✔ Não anote senhas em locais de fácil localização e nem em bloco de notas de computadores ou celulares, e utilize senhas fortes, trocando-as regularmente.

✔ Nunca repasse códigos recebidos por SMS para terceiros.

Se você suspeitar que foi vítima de um golpe em ambiente digital, reporte o incidente para as autoridades competentes, como a polícia ou órgãos de proteção ao consumidor, e entre em contato com sua instituição financeira para relatar o ocorrido e tomar providências necessárias para proteger suas contas e informações.

Fonte: Comissão de Direito Bancário - OAB/MG