Cooperativas são ligadas apenas à agricultura?

O cooperativismo está cada vez mais presente em nossas vidas e estima-se que uma em cada sete pessoas no mundo esteja associada a uma cooperativa.

 

As cooperativas são organizações baseadas em princípios de colaboração, autogestão, igualdade e participação dos membros e existem para atender às necessidades e interesses de seus cooperados. Têm como objetivo promover, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico e social e o individual e coletivo, sempre de maneira sustentável e equilibrada.

É certo que um dos ramos do cooperativismo mais conhecido é o agropecuário. Porém o modelo cooperativo é aplicável a uma variedade de setores e atividades econômicas.

No Brasil, atualmente, além do agropecuário, existem mais seis ramos distintos do cooperativismo. São eles: Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Trabalho e Produção de bens e serviços, e Transporte.

Cada tipo de cooperativa pode ter regras e regulamentos específicos, baseados em valores de democracia, preocupação com a comunidade, participação e benefício mútuo, tornando-se uma maneira eficaz de atender aos objetivos dos seus membros em diversos setores da economia.

Em seus diferentes ramos de atuação, o cooperativismo aumenta o poder de compra, partilha custos, investe em pesquisas e explora novas oportunidades. Trata-se de um modelo negócio que vem se mostrando eficiente e fazer parte de uma cooperativa pode ser uma excelente estratégia competitiva.

Siga o ROCHA LEITE ADVOGADOS nas redes sociais para acompanhar nossas publicações!