Cooperativas financeiras

O cooperativismo financeiro é uma área do serviço financeiro que se baseia nos princípios cooperativos onde os indivíduos se associam para criar uma instituição que atenda às suas necessidades financeiras. Nela, os membros são ao mesmo tempo proprietários e usuários dos serviços da cooperativa.

Trata-se de um modelo de negócios particularmente difundido em instituições como as cooperativas de crédito que são organizações sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o benefício mútuo dos membros, fornecendo serviços financeiros acessíveis, econômicos e de qualidade.

O cooperativismo financeiro oferece uma alternativa aos bancos tradicionais, proporcionando uma abordagem mais participativa e democrática e tem como objetivo fortalecer a comunidade e promover a inclusão financeira, construindo relacionamentos de longo prazo com os membros.

Assim como os bancos comerciais, as cooperativas financeiras são autorizadas e supervisionadas pelo Banco Central e também possuem um fundo único, chamado FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito) que garante os depósitos e os créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições.

Atualmente, o valor limite dessa proteção é de R$ 250 mil, o mesmo dos bancos comerciais, garantindo assim muito mais segurança aos associados ao fazerem seus investimentos.

A instituição utiliza seu capital e patrimônio como garantia para captar recursos no mercado, seja em bancos públicos e privados. Para isso, ela pode realizar convênios, cobranças de títulos e operações no mercado financeiro, por exemplo.

Tudo que é arrecadado é repassado para os cooperados com condições mais interessantes do que as praticadas pelos bancos tradicionais.

Dessa forma, o cooperativismo financeiro destaca-se pela adesão aos valores cooperativos como autoajuda, responsabilidade social, democracia, igualdade, equidade e solidariedade.

FONTE: SICOOB

#rochaleiteadvogados #direito #cooperativasfinanceiras