Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

Whatsapp

Dia da Justiça: 8 de dezembro

project img
7 de Dezembro de 2020 às 21:00

Dia da Justiça: 8 de dezembro


A Justiça, ideal e aspiração de todos os povos, tem sua data comemorativa em 8 de dezembro.
O desenvolvimento do Judiciário brasileiro se confunde com a história da nação, crescendo e tendo novas atribuições à medida que a Colônia se tornou Império e este, República.

O Tribunal de Justiça de São Paulo representa 24,7% de todo o Judiciário brasileiro (dados de 2019). Conforme consta no relatório “Justiça em Números”, publicado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dos 77,1 milhões de processos em tramitação no país (somando-se os 90 tribunais estaduais, do trabalho, federais, eleitorais e superiores), 19,1 milhões estão no TJSP.

Na Justiça estadual são julgadas as causas mais próximas do dia a dia dos cidadãos: demandas envolvendo família, infância, saúde, pedidos de indenização, inquilinato, empresas, processos criminais etc. Com a grandeza do Estado de São Paulo, que tem mais de 46 milhões de habitantes, o TJSP também se tornou um gigante ao longo de seus 146 anos de história.

Fonte: https://www.tjsp.jus.br/Noticias/Noticia?codigoNoticia=62884